Administração Geral
Página Inicial

Aos Diretores Técnicos Administrativos de Unidades

 Campus de Botucatu – UNESP

 Sobre Vacinação Ocupacional

 Este informativo tem por objetivo reforçar as orientações sobre Vacinação do Adulto e Vacinação Ocupacional da COSTSA

 A vacinação de adultos tem dois objetivos principais – ambos no sentido de diminuir a mortalidade precoce e a melhoria da qualidade de vida: a eliminação de doenças no país e a proteção individual.

Hoje as doenças infecciosas são percebidas como um agravo a que estão expostos os trabalhadores de diversas atividades, e algumas delas como causadoras de prejuízos socioeconômicos para as empresas, como o caso da gripe, por exemplo.

Esses fatos colocam a vacinação ocupacional como uma necessidade.

A indicação de vacinas, como forma de diminuir o risco de se contrair as doenças infecciosas a que estão expostos vários grupos profissionais, também deve integrar o conjunto de medidas preventivas em prol da Saúde do Trabalhador.

A NR 32 normatiza vacinas indicadas para os profissionais de institucionais que prestam assistência à Saúde e trabalhadores administrativos dessas instituições.

Nos calendários de vacinação Ocupacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIMUNO) também são detalhadas vacinas para grupos de exposição a riscos no trabalho e que interessam a nosso Campus, por exemplo, a vacinação antirrábica.

Temos solicitado a apresentação da carteira de vacinação dos servidores que passam por periódico de saúde para orientação cabíveis, e procuramos valorizar o “direito de saber” e esclarecer sobre os efeitos benéficos de proteção, assim como sobre o risco a que estarão expostos os trabalhadores por falta do recurso de vacinação. Se houver a recusa de vacinação a orientação é sempre a guarda de documento comprobatório em prontuário médico do servidor.

A cópia da carteira de vacinação sempre será anexada em prontuário médico do servidor.

Temos contado com a colaboração do Centro de Referência para Imunológicos Especiais da Secretaria de Estado da Saúde (CRIE, que se situa no corredor central do HC) para a orientação de controles de imunização em acidentes de trabalho e de conversão de sorologia se controles de imunização para hepatite B.

O Centro de Saúde Escola também é parceiro na orientação para vacinação contra a raiva para grupos de profissionais expostos, realizando o controle de titulação de anticorpos e a orientação de reforço de vacina. Assim como para os profissionais expostos a águas pluviais e esgoto e a vacinação para febre tifoide.

Caso haja a necessidade de esclarecimentos os médicos examinadores poderão realizar as orientações pertinentes tanto na STS de Rubião Junior como na STS do Lageado.

Em anexo estão tabelas de Vacinação Ocupacional para trabalhadores de grupos específicos e a Tabela de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde para adultos.

Sem mais para o momento nos colocamos a disposição.

STS, 02 de dezembro de 2015.

   Vânia de Lourdes Arcos – CRM 49063

 Calendario de Vacinação Clique aqui

_______________________________________________________________

 sviario.jpg
 Sistema Viário Unesp-Rubião Júnior

                           

Guia de Profissões 2014
Unesp Informa
capa_20151.jpgConheça novos cursos oferecidos em 2014. Leia também sobre as oportunidades em 24 cidades paulistas. Saiba mais sobre cada profissão e o mercado de trabalho

 

  unesp-informa.jpg         http://www.unesp.br/unespinforma


 

Debate Acadêmico
Sala do Estudante
1_20110222_204604.GIFEnvie o seu artigo sobre temas de interesse geral ou que digam respeito a questões
vinculadas à universidade
1_20110222_233216.GIFO espaço do Portal Unesp que reúne informações gerais para o vestibulando e para quem já estuda na Universidade

 


Atualizada em 17/12/2015 às 07:40 - Responsável: Administrador do Site